Morre Jon Lord, ex tecladista, líder e fundador do Deep Purple

Morre Jon Lord, ex tecladista, líder e fundador do Deep Purple



Faleceu aos 71 anos, Jon Lord, após sofrer uma embolia pulmonar, no London Clinic e ao lado de sua esposa, as duas filhas e restante da família, terminando dessa forma, uma longa e dolorida luta contra o câncer no pâncreas com o qual lutava desde 2004.

Jonathan Douglas "Jon" Lord, nasceu em Leicester, em 9 de junho de 1941, foi um compositor, pianista e tecladista inglês, integrante das bandas Deep Purple, Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men, além de ser pioneiro na fusão do rock com música clássica.
Em 1968, Lord fundou a banda de rock inglesa Deep Purple, onde era praticamente o líder da banda até 1970. Ele e o baterista Ian Paice, foram os únicos integrantes constantes da banda durante sua existência (de 1968 a 1976) e a partir de quando eles se reformaram em 1984, até a saída de Lord do Deep Purple, em 2002.
Em 11 de novembro de 2010, Jon Lord foi eleito membro honorário da Faculdade de Stevenson, em Edimburgo. Em 15 de julho de 2011, foi concedido à ele um grau honorário de Doutor em Música pela Universidade de Leicester, em sua cidade natal.

Sua carreira teve inicio, com a banda, em 1968, ainda com o nome Roundabout, acompanhando Chris Curtis, pela América do Norte. A primeira formação, que lançou três discos de pouca repercussão (Shades of Deep Purple, The Book of Taliesyn e o álbum homônimo Deep Purple) contava com o vocalista Rod Evans, o guitarrista Ritchie Blackmore, o baixista Nick Simper, e o baterista Ian Paice, além do próprio Jon Lord nos teclados. O nome Deep Purple foi sugerido por Ritchie Blackmore, e retirado de uma música que sua avó gostava.

Em 1969, resolveram arriscar uma mudança no direcionamento musical da banda, convidando o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover (ambos ex integrantes do Episode Six), passando a buscar um estilo que misturasse música clássica ao hard rock, que surgia na Inglaterra, com as bandas Yardbirds e Led Zeppelin. O primeiro álbum com esta formação, com o sugestivo nome de Concerto for Group and Orchestra foi recebido com respeito (e um pouco de estranheza) pela crítica. Não foi, todavia, um grande sucesso de público. Dariam uma virada de 180 graus em 1970, com o álbum Deep Purple in Rock, que com seu hard rock direto e bem feito, rapidamente chegou ao topo das paradas, transformando imediatamente o Deep Purple em uma banda influente e de sucesso. São deste disco alguns dos primeiros grandes clássicos da banda, "Speed King", "Child in Time" e "Black Night".

O álbum Fireball, de 1971, confirmou o sucesso da banda, e com o álbum Machine Head (um dos clássicos do rock de todos os tempos, lançado em 1972) atingiram o auge de sua fama. Constam deste álbum dois de seus maiores hits, o hino "Smoke On The Water" (com o riff mais marcante da história do hard rock) e a contagiante "Highway Star". A turnê que se seguiu rendeu um outro álbum clássico, o ao vivo Made In Japan.
O Northern Echo publicou uma entrevista com o lendário Jon Lord, em que ele discute o seu passado com o Deep Purple, e a difícil decisão de deixar a banda.



"Foi terrível sair. Era a minha banda, eu era um membro fundador e os caras eram grandes amigos meus. Eu passei noites e noites sem dormir, mas percebi que estava começando a gostar menos da situação e ficando apenas acostumado com a mesma. De repente me descobri pensando que não gostaria de tocar noite após noite, e quando percebi aquilo, eu sabia que tinha de tomar uma decisão. Eu verifiquei se seria possível tirar um ano de férias, mas eles disseram que não achavam isso viável. Então eu disse que, naquele caso, teria de sair."

Em 2002, Jon Lord deixou o Deep Purple e em seu lugar entrou o tecladista Don Airey (ex-Rainbow, ex-Ozzy Osbourne). Em 2004, gravou um single chamado "The Sun Will Shine Again" com Anni-Frid Frida Lyngstad, ex-integrante do grupo sueco ABBA.

Além da brilhante carreira a frente das bandas, gravou os álbuns sólos Gemini Suite,
First of the Big Bands (com Tony Ashton), Windows (com Eberhard Schoener), Sarabande,
Before I Forget, Pictured Within, Beyond The Notes, Boom of the Tingling Strings,
Durham Concerto, To Notice Such Things, Jon Lord Blues Project Live e Jon Lord Live.



Jon Lord fez o show de abertura da Virada Cultural, em São Paulo, em 2009.
mas andes

Autor :

Aqui você adiciona uma descrição do criador do blog ou da postagem e add uma foto do autor para editar e só ir no html e localizar esse teste ok logo acima você vai ver o link da foto para você adicionar a sua ok Morre Jon Lord, ex tecladista, líder e fundador do Deep Purple.
Compartilhar

Postagens Relacionadas

1 comentários:

Quando ouvi o purple pela primeira vez me surprendeu o teclado de burn executado por lord ,coisa que no hard rock não era comum ,ai comecei a ouvir o grupo até hoje de 78 até hoje , estou sentido mas o que podemos fazer ? ele sempre será lembrado juunto a grandes nomes que se foram .
paz maestro e saudades.

Obrigado pelo seu comentário.
Por favor, assine nossas postagens e continue nos ajudando a melhorar este espaço.