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Garagem Hermética fechou as portas e Porto Alegre perdeu uma das melhores casas do rock independente.
Garagem Hermética fechou as portas e Porto Alegre perdeu uma das melhores casas do rock independente.
Em comunicado via Facebook, a Garagem Hermética anuncia fechamento da casa. Mesmo com o papel fundamental para o cenário de rock nos últimos anos.
Inferninho mítico em que roqueiros e roqueiras bateram cartão e em que o cenário de música independente encontrou estímulo nas últimas duas décadas, o Garagem Hermética fechou, mesmo, as portas.
Fernando Nazer, dono da casa de shows, disparou a notícia na quarta-feira (20 de fevereiro), por meio de um comunicado no Facebook:
"Numa cidade sem memória e onde a produção cultural há muito paga pelos erros do passado, não nos resta mais nada a não ser encerrar as atividades do Garagem Hermética".
Criada em 1992 pelo jornalista Leo Felipe e o músico Ricardo Kudla, o Garagem recebeu, ao longo de 20 anos, shows históricos e improváveis para a pequena casa na Barros Cassal. A musa indie Cat Power – antes de obter projeção mundial e voltar à Capital para um show no Opinião – e os punk rockers do Agnostic Front e do Lagwagon passaram por ali. Muitos nomes do cenário nacional também pisaram ou almejaram pisar no palco do Garagem, mas a maior parte de sua mítica e de seu lugar cativo na história cultural da cidade se dá pelo espaço que concedeu aos artistas locais. Em uma enumeração sintética ao extremo, é possível elencar shows de Replicantes, Ultramen, Júpiter Maçã, Mutuca, Graforréia Xilarmônica, Fernando Noronha e Cachorro Grande – que talvez não existisse sem o Garagem. Além, é claro, dos novatos e desconhecidos que ali criaram suas marcas.
– Eu conheci os meus parceiros de banda ali – relembra o vocalista Beto Bruno.
O cineasta Carlos Gerbase, ex-vocalista e baterista d'Os Replicantes, diz ter lembranças de shows memoráveis nos "dois Garagens": o primeiro, criado por Leo e Ricardo e mantido até 2000, e o segundo, depois que Nazer assumiu a direção e fez uma extensa reforma, que deu melhores condições ao inferninho – e, segundo os ex-frequentadores saudosistas da "primeira geração", neutralizou parte da efervescência que atraia gente para o bar.
– O rock precisa de locais quentes e escuros, em que se tropeça numa garrafa de Jack Daniel's antes de subir no palco e em que se respira fundo antes de entrar no banheiro – opina.
Além de casa de shows, festas de diferentes estilos eram frequentes, e a casa era preferida por aqueles que buscavam promover eventos com público alternativo e liberdade em todos os sentidos.
– A certa altura, quando os Bailões do CardosOnline já estavam consolidados e havia festas como Full Moon, ClubOn e Cinemeando que juntavam praticamente as mesmas pessoas ali, era quase como uma comunidade independente, um bando de gente que vivia à margem da sociedade durante aquelas horas ali dentro. Era demais – relembra em depoimento o jornalista André Czarnobai, criador do CardosOnline, primeiro e-zine do país, que organizava os afamados Bailões no Garagem.
No relato, que deve virar livro sobre as desventuras da casa de shows, Leo Felipe exemplifica em vários momentos a diversidade de manifestações de que vivia o bar:
"Artistas faziam suas interferências nas paredes enquanto bandas tocavam no palco e a gente vendia cerveja, tudo-ao-mesmo-tempo-agora, pessoas entrando e circulando e bebendo ceva e assistindo aos shows e de repente surrupiando um pincel ou spray e fazendo suas próprias interferências nas paredes", conta em texto publicado em seu blog, Foguete Formidável.
Nos últimos anos, Fernando Nazer vinha enfrentando dificuldades para renovar o alvará de funcionamento da casa, vencido desde 2004. A agenda ficou mais vazia. Eventuais shows de hardcore e heavy metal dividiam o calendário com festas particulares, e outras casas nas cercanias da Avenida Independência passaram a desempenhar função similar à do Garagem na noite porto-alegrense – sem suprir, com a mesma força, a lacuna de shows independentes. Em janeiro, a casa fechou para passar por melhorias que, ao que parece, nunca serão colocadas em prática.
Confira a íntegra do comunicado publicado pelo empresário no Facebook:
"GARAGEM HERMETICA, ULTIMO ACORDE.
Trocamos a razão por sonhos que julgamos não envelhecer. Achamos que nem o tempo amigo e nem a força bruta podem um sonho apagar. Porém, existem coisas que são imensuráveis, inexplicáveis, machucam e doem. Nos colocam em cheque.
Anos de batalha e nada mudou. E o pior é saber que nem assim vai mudar. Santa Maria precisa ser um divisor de águas. Hoje ter uma casa noturna e para verdadeiros guerreiros ou para irresponsáveis. A fritura cultural Portoalegrense deflagada em meados dos anos dois mil nos assola até hoje e parace não ter data para terminar. A completa omissão da Prefeitura e do Ministerio Publico me sinaliza e mostra que não adianta entrar em guerra de cartas marcadas. Onde secretários tem medo de assinar um auto de infração e votos e promessas de campanha valem mais que vidas. Peço desculpas a todos os parceiros que estão conosco nestes 20 anos de atividades, mas não dá mais. Numa cidade sem memória e onde a produção cultural há muito paga pelos erros do passado NÃO NOS RESTA MAIS NADA A NÃO SER ENCERRAR AS ATIVADADES DO GARAGEM HERMETICA. Agradeço a todos que compartilharam suas vidas conosco e sempre me fizeram ter a certeza que estes anos todos valeram a pena.
Grande abraço a todos.
Fernando Nazer.
GARAGEM HERMETICA - 20 ANOS - UNDERGROUND ATÉ O FIM."
Fonte: Emílio Pedroso/Agencia RBS
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