John Entwistle, o maior baixista de todos os tempos.

John Entwistle, o maior baixista de todos os tempos.

John Alec Entwistle, baixista, compositor, cantor e trompetista britânico, mais conhecido por seu trabalho no baixo com a banda de rock The Who, nasceu 9 de outubro de 1944, em Chiswick, subúrbio de Londres. Sua agressividade no instrumento influenciou várias gerações, levando-o a ser definido como "o maior baixista da história do rock" por publicações como Greenwich Time, Rolling Stones e The Ledger. A pegada base de seu instrumento era alcançada através da utilização de linhas pentatônicas e um som agudo pouco comum, alcançado através da utilização de cordas de aço RotoSound. Entwistle possuía uma coleção de mais de 200 instrumentos, refletindo as diferentes marcas que utilizou durante sua carreira: baixos Fender e Rickenbacker nos anos 60, Gibson e Alembic nos anos 70, Warwick nos anos 80 e baixos Status de fibra de carbono nos anos 90. No começo dos anos 60 ele passou a se apresentar em vários grupos de jazz e dixieland com seu colega de escola Pete Townshend, posteriormente entrando para a banda The Detours, de Roger Daltrey. Estava formado o núcleo do que seria mais tarde o The Who. O grupo começara com Daltrey e Townshend dividindo os acordes de guitarra, até que Roger desistiu do instrumento. A mudança para uma única guitarra foi essencial para Entwistle (apelidado de "The Ox"), que passou a tocar acordes extremamente altos e intrincados para compensar a falta de uma guitarra rítmica - o resultado foi, dos primeiros singles do Who até o seu último sucesso, a transformação do trabalho do baixo de Entwistle em um dos mais complexos e audíveis do rock. Mais do que isso, ele tendia a aparecer justamente por não aparecer.
Além de seu trabalho no baixo, Entwistle revelou um talento peculiar como compositor. Suas canções demonstravam um senso de humor sombrio, incompatível com o trabalho mais introspectivo de Townshend. Embora contribuísse numa proporção de 2 músicas por álbum, a frustração de ter seu material relegado pelo The Who levou-o a lançar Smash Your Head Against The Wall em 1971, sendo o primeiro integrante da banda a gravar um disco solo. Entwistle desenvolveu o que ele chamava de estilo "datilógrafo" de tocar baixo. Consistia em posicionar a mão direita sobre as cordas para que os quatro dedos pudessem ser usados para bater percussivamente nas mesmas, fazendo com que elas atingissem o braço com um distinto som agudo. Isso dá ao músico a habilidade de tocar três ou quatro cordas de uma só vez, ou de usar diversos dedos em uma só corda, além de permitir a criação de passagens bastante percussivas e melódicas. Ele usava esta técnica para imitar os preenchimentos usados pelos bateristas, às vezes antes mesmo que os bateristas tivessem a oportunidade de fazê-los. John identificava suas influências como uma combinação de seu treinamento formal ao trompete, trompa e piano, o que dava a seus dedos uma força e flexibilidade ímpares. Juntamente com os guitarristas de rock Duane Eddy e Gene Vincent, e baixistas de soul e R&B como James Jamerson, ele é considerado um pioneiro nas técnicas de baixo. Entwistle foi a influência primordial de gerações de baixistas e continua a aparecer em enquentes sobre os "melhores baixistas" em revistas musicais. Em 2000, a revista Guitar nomeou John Entwistle o "Baixista do Milênio" numa enquente entre seus leitores. Próximo ao fim de sua carreira ele formou a The John Entwistle Band com seu amigo de longa data e baterista Steve Luongo e o guitarrista e vocalista Godfrey Townsend. Em 1996 ele deu início à turnê "Left for Dead", emplacando no mesmo ano a turnê de Quadrophenia com o The Who. No final de 1998, John retomou sua banda solo e embarcou na "Left for Dead - the Sequel", após o qual foi lançado um álbum com os melhores momentos da turnê, chamado Left for Live. Em 1999 e 2000 John voltou ao The Who, tocando em shows de caridade e em mais uma turnê, e em 2001, participou do show organizado por Alan Parson em tributo aos Beatles, "A Walk Down Abbey Road" (Além de John e Alan, o show contou com Ann Wilson, Todd Rundgren, David Pack, Godfrey Townsend, Steve Luongo e John Beck). Em 2002, John fez suas últimas apresentações com o The Who na Inglaterra, a última delas em 8 de fevereiro, no Royal Albert Hall em Londres. John Entwistle morreu em Las Vegas no dia 27 de junho de 2002, um dia antes do início de mais uma turnê norte-americana do The Who. Posteriormente foi declarada como causa de sua morte um ataque cardíaco provocado por uma quantidade não determinada de cocaína. Vale lembrar que, Entwistle, assim como Townshend, lutou durante muitos anos, contra o vício de álcool e drogas. Por uma ironia do destino, logo após sua morte, seu filho Christopher teve de vender, em leilão, toda a sua gigantesca coleção de baixos e guitarras, para saldar dívidas com impostos. Logo ele que chegou a ser funcionário do imposto de renda da Inglaterra (ele só deixou o emprego quando o The Who começou a fazer sucesso) por mais de 10 anos. O funeral de John foi realizado na Igreja de Saint Edward em Stow-On-The-Wold, Gloucester, Inglaterra, no dia 10 de julho. Ele foi cremado e suas cinzas espalhadas em local privado. Um serviço memorial foi organizado em 24 de outubro em St. Martin-in-the-Fields, Trafalgar Square, Londres. Para dar uma ideia da técnica do cara, mirem este vídeo: A discografia do cara tem Smash Your Head Against the Wall, Whistle Rymes, Rigor Mortis, Sets In, Mad Dog, Too Late The Hero, The Rock, King Biscuit Flower, Hour Presents In Concert, Left For Live (ao vivo), Music From Van Pires, So Who's the Bass Player? e The Ox Anthology (coletânea). Os instrumentos que o cara usou, em toda sua carreira, são de dar inveja: Fender Precision Bass (caseiro construído nos moldes de um Höfner Violin Bass), Danelectro Longhorn Bass Epiphone Rivoli (semi-acústico) Fender Bass VI Fender Jazz Bass Gibson EB-2 (semi-acústico) Gretsch 6070 Hollow Body Bass Mosrite Ventures Bass Rickenbacker 4001S Bass "Axe" Jazz Bass Customizado "Spider" Bass Customizado Rickenbacker 4005 Vox Cougar Sidewinder IV V272 Gibson Thunderbird IV Bass Alembic Series I Bass Alembic Explorer Bass Peter Cook “Lightning Bolt” Bass Fender “Explorer-Bird” Rickenbacker 4001 prototype Bass de 8 cordas Modulus Buzzard Graphite Bass Status Graphite Series 1 & 2 Warwick Buzzard Por tudo isso, não tinha como o grande Entwistle não deixar sua marca.
mas andes

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